Entre Brasil e Portugal

Oláá Pessoal, tudo bem com vocês??

Estava dando uma olhada nos posts antigos e resolvi trazer novamente as diferenças entre o Brasil e Portugal, e hoje vou falar um pouquinho sobre a Culinária!

A gastronomia portuguesa é bem diferente da do Brasil, e há diversas opções quando falamos em comida portuguesa entretanto a clássica é: Bacalhau (e o que eu particularmente amo é Bacalhau com Broa (nhamy))!

j 072

Bacalhau com natas, recheado, à Brás, entre diversos outros tipos, enfim, esse prato quando feito por lá é muito gostoso e uma das coisas que você não deve deixar de fazer quando visitar é come-lo!  Peixes, frutos do mar, porco, ovos, azeite de oliva e MUITA batata também são ingredientes fundamentais para essa culinária.

IMG_5365

O costume de como comer também é um “bocado” diferente aqui do Brasil, que em muitas regiões tratamos o almoço como a refeição “sagrada” em Portugal o que mais vale é o jantar, e além disso, é difícil encontrar algum restaurante que sirva Buffet, eles normalmente servem um Menu com preço fechado que consiste em: entrada (normalmente algum caldo), prato principal, sobremesa, bebida e café (se não há uma maquina de café expresso não é um restaurante português hahaha), mas se você optar, pode escolher no cardápio o que bem entender e pagar o preço diferenciado…

IMG_1390

Como morei no norte do país, há um prato DELICIOSO que quem vai até lá tem de experimentar, a Francesinha! Dizem que a Francesinha foi criada na cidade de Porto, entretanto, nunca comi por lá! Trata-se de um prato com um “Sanduíche”, pão, bife de boi, salsichas, linguiça, queijo, ovo e um molho picante MUITO bom, dizem que leva cerveja e em algumas receitas que encontrei na internet vi com vinho do porto também, enfim, o prato é delicioso, vale muito a pena e recomendo comer no almoço por ser um prato bem pesado (ouvi dizer que tem mais ou menos 1200 calorias) e se você for algum dia á Braga o lugar que recomendo para comer esse prato é a Taberna Belga!

j 102

c8a8ec5bb8fdda541a097b8bb6159393

4702db8af67528eec9977d6c93f026b0

Além do Bacalhau e da Francesinha nortenha também há outros diversos pratos que aqui no Brasil eu nunca tinha ouvido falar, como a Alheira (uma linguiça com pedaços diferentes de carnes e com um gosto bem forte), o Arroz de Pato (parecido com o risoto mas com bastante carne desfiada e chouriço), os Cozidos à Portuguesa (poem em uma panela varias partes da galinha, do porco e alguns legumes, sem muito tempero e é aquilo, eu particularmente não gosto) e também a Feijoada à Portuguesa (que é totalmente diferente de uma feijoada Brasileira, não chega nem aos pés (haha)), além de muitos pratos que envolvem mariscos, frutos do mar ou um ovo estrelado em cima!

IMG_2452

Quando falamos sobre sobremesas, a gastronomia portuguesa é bastante conhecida por alguns doces deliciosos! Entre eles há o pastel de nata, que de pastel (padrão brasileiro) não tem nada (!) é uma massa folheada em formato de empadinha com um creme doce feito de ovos, alguns tem chocolate dentro, estes são mesmo muito bons. Aqui no Brasil são normalmente conhecidos como Pastéis de Belém, mas estes são vendidos apenas na pastelaria cujo nome é o mesmo na cidade de Lisboa, e realmente, fazem jus à fama, são os melhores que já experimentei, mais crocantes e com o diferencial de que, se você for até a pastelaria de Belém você ainda consegue visualizar a fabricação dessas preciosidades!

IMG_8371

j 041

IMG_8370

IMG_8372

3bf257bb4ee396f33bb144c5f3fdb03d

Lá também fazem um doce chamado Baba de Camelo, é muito doce mesmo, é feito apenas com ovos e leite condensado, parece muito com caramelo! Em Aveiro os doces mais conhecidos são os Ovos Moles, que se trata de uma “gemadinha” dentro de uma casquinha (que parece com as casquinhas de sorvete seco aqui do Brasil), as Tripas de Aveiro são uma espécie de “panqueca” mas a massa é mais doce e mais grossinha, estas são muito boas, amo as que são recheadas de chocolate branco, mas você também pode escolher recheios salgados, vai do seu gosto, além desses que descrevi há diversos tipos de doces, com nozes e uma grande variedade feita com ovos mas são todos muito saborosos!

Ee vocês, comentem abaixo se alguém já experimentou algum desses pratos, ou ficaram com vontade de experimentar??

Beeijos!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s